quinta-feira, 17 de julho de 2014

Shih Tzu

Originário do Tibete, na China, conta a lenda que esse peludo surgiu de uma história de amor entre uma princesa chinesa e um mongol que não poderiam se casar. Por causa da proibição, os dois decidiram cruzar os cães que representavam suas nações, o chinês Pequinês e o tibetano Lhasa Apso, com o intuito de unir o melhor de suas culturas e simbolizar o amor entre os dois povos. Dessa cruza nasceu o Shih-Tzu, palavra que significa “cão-leão”. Historiadores contam que esse pequenino vivia no palácio, cercado por mimos, muitos cuidados e, também, isolado de outras raças. Três séculos mais tarde, entraram nos lares de famílias chinesas ricas e de algumas outras no Ocidente. A raça quase foi extinta em 1937, mas foi salva por criadores ingleses. E graças a eles você terá o prazer de conhecer um pouquinho mais sobre esse chinesinho peludo, alegre, extrovertido e que já conquistou o coração dos brasileiros, sendo um dos cães mais criados, segundo dados divulgados pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Prós

Além da alegria que o pet vai trazer ao lar, ele é um verdadeiro amigo! Esse cão raramente trará problemas de comportamento, pois é educado. Além disso,transportá-lo é muito fácil. Se você gosta de viajar, leve-o junto com você!

Contra

O dono precisa ter tempo e estar disposto a tratar do animal, pois requer cuidados delicados com os olhos, escovação diária nos pelos e banho e tosa semanalmente em um pet shop. Portanto, os custos de manutenção do bicho podem ser altos.

TEMPERAMENTO

Cães dessa raça tendem a ser tranquilos quando habituados às regras da casa. O veterinário Rogério Akio Nishimaru, da Clínica Pet Vida Campinas, aponta: “Ele é bonzinho, serelepe, bagunceiro, destruidor e, ao mesmo tempo, cuidadoso.” Por isso, a educação correta do animal é essencial, para que ele passe a ter comportamentos mais calmos com o tempo.

EDUCAÇÃO

Para sorte dos cuidadores, essa não é uma das raças mais difíceis de se educar. Comandos simples que estimulam a obediência do animal aplicados pelo proprietário podem ser suficientes para ensinar ao pet o que é certo e o que é errado. Porém, eles podem ser um pouco teimosos, obedecendo somente na presença do dono ou não dando bola para oque ele está dizendo. “Seja firme e jamais use a agressividade para corrigi-lo”, enfatiza Nishimaru.

HIGIENE

Se você deseja manter os pelos do seu Shih-Tzu compridos, a escovação diária é essencial, pois desembaraça e tira os fios mortos. Mas mesmo no caso da famosa “tosa bebê”, a escovação não deve ser excluída da rotina. De acordo com a veterinária Regina Motta, da clínica Homeopatas, São Paulo-SP, a frequência do banho deve ser semanal. Outro detalhe são as chuquinhas na franja. Regina ensina que mantê-la presa ou cortada evita que o pelo caia nos olhos e previne irritações oculares.

SAÚDE

Munido de um par de olhos bem grandes, o cão dessa raça está mais suscetível a traumas nessa região. Por ter muita secreção ocular, não deixe de vistoriar frequentemente seus olhinhos, buscando possíveis lesões e até mesmo para fazer a limpeza: “A higienização deve ser feita com algodão embebido em soro fisiológico”, ensina Nishimaru. 

ALIMENTAÇÃO

Deve ser balanceada, embora eles não tenham tendência à obesidade. Na dúvida, além de consultar o veterinário, verifique a tabela nutricional no verso da embalagem da ração para oferecer a quantidade certa de comida. 

EXERCÍCIOS

Por terem o focinho curto, têm limitação e dificuldade na respiração. Assim, exercícios físicos são mais restritos. Regina aconselha: “Caminhadas leves e diárias nos horários mais frescos do dia e brincadeiras com bolinhas são as mais indicadas.” Ele precisa se exercitar, mas sem exageros!

Você sabia?

Reza a lenda que Dalai Lama presenteava as famílias reais chinesas com um Shih-Tzu como sinal de felicidade. Mas não é só isso. Esse cão também era tido como um amuleto de sorte. Dizem que os tibetanos acreditavam que esses peludos eram capazes de reencantar a “Leona das Neves” – monstro mitológico do imaginário local. Outras histórias dão conta de que, para o cão realmente dar sorte, você tem de ganhar o animalzinho, e não comprá-lo! Será que não é hora de pedir de presente um Shih-Tzu?

Ficha Técnica

TAMANHO: É um cão de pequeno porte, até 28 cm;
PESO: Em pets saudáveis, ele pode variar entre 4,5 e 8 kg;
PELAGEM: Exuberante, longa, densa, brilhante, sem sub pelo e lisa, mas com uma ligeira ondulação;
HUMOR: São cães que conquistam por sua alegria,além de serem extrovertidos, meigos e independentes;
COR: Pode ser preto, marrom, branco ou bicolor, sendo que o último tipo é o mais comum nos lares brasileiros;
OLHOS: São grandes, escuros, redondos, bem separados,mas não proeminentes, com expressão amistosa;
FOCINHO: Largo, quadrado, sem rugas, peludo e curto.


CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CINOFILIA: Padrão da raça http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo9/shihtzu.pdf




Nenhum comentário:

Postar um comentário